Roteadores Wi-Fi comuns x Rede Mesh: qual a diferença?
10 de fevereiro de 2023Hoje, todos nós queremos e precisamos de uma internet rápida, estável, de qualidade e com ampla cobertura. A rede Mesh é uma tecnologia que possibilita tudo isso. Imagine uma rede de alta velocidade, espalhada em pontos estratégicos por todo o ambiente, oferecendo qualidade de conexão em todos os cômodos do imóvel, sem perdas de sinal. É assim, de forma simples, que funciona o roteador Mesh, e ele veio para provar que você pode jogar, ver filmes e séries, ligar e desligar dispositivos e realizar qualquer outra atividade de forma simultânea, sem sofrer com sinal fraco e perda de qualidade da internet.
O wi-fi Mesh utiliza uma topologia de malha (no original em inglês, mesh) onde todos os terminais são conectados entre todos, agindo como uma única rede sem fio com vários pontos espalhados. Parece com o conceito de usar repetidores, mas funciona de forma totalmente distinta.
Diferente dos repetidores de wi-fi, que perdem a velocidade de conexão em um cômodo maior, os módulos da rede Mesh não possuem limite de amplificação, funcionam de forma dinâmica e inteligente e eliminam os pontos cegos que não tinham conexão por causa da distância da fonte do sinal e da existência de obstáculos (móveis e paredes). Uma única grande rede consegue cobrir toda a casa ou escritório, Porém, caso seja preciso ampliar ainda mais a cobertura, basta adicionar mais módulos em locais estratégicos.
Confira os principais benefícios do roteador Mesh:
- Maior área de cobertura: A utilização de diferentes nós na conexão facilita a ampla cobertura, algo interessante para imóveis grandes. Além disso, os roteadores Mesh, utilizam a tecnologia beamforming, que transmite o sinal em uma direção específica, ficando menos suscetível a interferências.
- Instalação e configuração simples: para instalar basta conectá-lo à rede da operadora e à fonte de energia, com a configuração sendo feita via app do fabricante do aparelho. Caso vá usar mais módulos, é só conectá-los à eletricidade, ativá-los pelo aplicativo e escolher uma localização estratégica para cada um.
- Distribuição uniforme da rede: o sinal chega forte e estável em qualquer lugar. A tecnologia oferece uma transição fluida do sinal.
- Dual Band automático: os roteadores Mesh são capazes de escolher a melhor alternativa de frequência (2,4 GHz e 5 GHz) disponível no momento sem que o usuário mexa em algo.
- Mais aparelhos conectados: dezenas de dispositivos conectados em uma mesma rede sem perder a qualidade do sinal.
Apesar de todas as vantagens, essa tecnologia ainda é pouco difundida no Brasil, o que gera preços altos se comparados aos dispositivos comuns. Além disso, o custo com energia também é maior, pois cada um dos módulos precisa ficar ligado à rede elétrica ininterruptamente para funcionar. A tendência é o wi-fi Mesh se tornar popular com o tempo, principalmente por ser uma solução muito melhor para expandir o alcance de nossas redes domésticas. Sendo assim, os kits com pontos de acesso deverão se tornar mais acessíveis no futuro.